blueprint.png

Cunha

ENGENHARIA ELÉTRICA

LAUDO ELÉTRICO

SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS

O Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) é um conjunto de elementos com função de proteger pessoas e estruturas de surtos provenientes de descargas elétricas, sobretudo raios. Seu uso é obrigatório em qualquer edificação acima de 10m de altura.

A norma técnica que regulamenta sua instalação, funciomento e manutenação é a NBR-5419 (2015), com suporte da NBR-5410 (Baixa Tensão) e NBR-14039 (Média Tensão). Além disso, na ocasião da elaboração e/ou renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é obrigatória documentação técnica pertinente a tais instalações.

O Laudo Elétrico para SPDA é um documento técnico que atesta as condições da instalação por meio de inspeções, medições elétricas e análise dos resultados do sistema de proteção contra descargas atmosféricas, e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) por engenheiro eletricista devidademente credenciado no sistema CREA/CONFEA, e compõe as exigências de segurança do Corpo de Bombeiros. Sua periodicidade, dependendo do tipo de instalação, é de 1 a 3 anos.