blueprint.png

Cunha

ENGENHARIA ELÉTRICA

LAUDO ELÉTRICO

SISTEMAS DE ATERRAMENTO

Aterramento elétrico é um conjunto de elementos que visam a proteção de pessoas, equipamentos e instalações elétricas, contra surtos de eletricidade. 

Existem basicamente três tipos de aterramento: Funcional, Proteção e Temporário.

  • Funcional: proteção da instalação elétrica contra fugas de energia, tornando a instalação equipotencial.

  • Proteção: protege as pessoas de contatos com partes energizadas metálicas (externas e/ou alheias a instalação), que apresentem fuga de eletricidade.

  • Temporário: visa proteger trabalhadores de energização acidental a jusante e a montante do serviço a ser realizado.

As normas técnicas que regulamentam as instalações elétricas são a NBR-5410 (Baixa Tensão) e NBR-14039 (Média Tensão). Também, a Norma Regulamentadora 10 (NR-10) estabelece os requisitos mínimos de medidas de controle para segurança nas instalações e serviços em eletricidade.

O Laudo Técnico para o Sistema de Aterramento é um documento que atesta os requisitos de segurança de proteção e equipotencialização das instalações elétricas, em conformidade com as normas e regulamentações vigentes, por meio de inspeções, medições elétricas e análise dos resultados do sistema elétrico, e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) por engenheiro eletricista devidademente credenciado no sistema CREA/CONFEA, e compõe as exigências de segurança do Corpo de Bombeiros e NR-10. Sua periodicidade, é 1 a 3 anos, dependendo do tipo de instalação.