blueprint.png

Cunha

ENGENHARIA ELÉTRICA

PROJETOS

SISTEMA DE COMBATE A INCÊNDIO

O Projeto de Incêndio é um documento de segurança elaborado seguindo requisitos e normas estaduais para prevenir e impedir a expansão de focos de incêndio.

O Corpo de Bombeiros, exige que todos os imóveis, sejam eles comerciais ou residenciais, que possuam mais do que uma família morando, atendam às normas de combate e proteção contra incêndios. O objetivo é promover a segurança das pessoas e do patrimônio no local.

 

O Corpo de Bombeiros também é responsável por fiscalizar os imóveis e conceder o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). O AVCB é uma certificação que atesta que o local possui as condições necessárias de segurança em situações de risco.

Para que o projeto seja apresentado aos Bombeiros, é necessário que alguns documentos sejam anexados ao protocolo:

  • Projeto de incêndio: é constituído pela planta de emergência, que informa através de símbolos quais equipamentos de incêndio e as quantidades necessárias para a edificação, de acordo com as normas, além dos procedimentos corretos de evacuação do edifício;

  • Laudo técnico descritivo: complementa a planta e informa todos os cálculos feitos justificando os equipamentos mencionados além de outros detalhes;

  • ART (Anotação de Responsabilidade Técnica): documento que o profissional técnico assina, no qual assume responsabilidade sobre a planta ou obra.

As NR-23 e NR-10 são algumas das principais normas que norteiam o AVCB.